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Saúde e Vida

Blog dedicado a notícias e conselhos sobre saúde, doenças e uma vida saudável!

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10 conselhos para perder peso de forma saudável

A vida no dias de hoje não é fácil. Estamos constantemente ocupados a trabalhar e quando não estamos a trabalhar, há outras tarefas da vida diária que roubam tempo para fazer o seu exercício físico.

Trabalhar no emprego, trabalhar em casa, cuidar das tarefas domésticas, ajudar a cuidar das crianças ou de um bebé, podem fazer com que aquela hora e meia que estava separada para o ginásio simplesmente deixe de aparecer na agenda.

Apesar de um dos segredos para perder peso ser o exercício físico, há outras medidas muito importantes que podem e devem ser tomadas.

A primeira medida é ler este artigo que esperamos lhe ajude a iniciar ou continuar um plano de perca de massa gorda.

 

 


Esvazie a sua despensa e cozinha de alimentos maus. Batatas fritas e pré fritas, doces, bolachas, comida pré cozinhada e toda a comida de “plástico” que tiver em casa é para acabar. Claro que não somos radicais ao ponto de colocar tudo no lixo, mas quando for ao hipermercado evite comprar.junk-food.jpg

 

 


“Longe dos olhos, longe do coração”, no que diz respeito à comida passa-se o mesmo, coloque a comida saudável ao nível dos olhos. Encha os seus armários de comida saudável que seja fácil pegar e preparar, ganha tempo e o corpo agradece. O que for mau que permaneça escondido, pois fora visão, não há o estímulo visual para lhe tentar a comer comida de má qualidade.vegetais.jpg

Organize o seu tempo sempre que possível. Hoje em dia toda a gente tem um telemóvel com agenda e se não tiver um telemóvel, arranje uma agenda em papel. O facto de organizar o seu tempo vai-lhe permitir arranjar tempo para aquela aula de ginásio que pretende ir e não se distrair com tarefas menos importantes.

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Faça grandes stocks de comida saudável. Esta tarefa não é fácil, depende do espaço, mas com a prática consegue lá chegar. Ter um stock de vegetais e fruta em casa vai-lhe obrigar a comer mais comida saudável antes que esta se estrague, aumentando a ingestão de alimentos ricos em vitaminas e fibras. Se não possuir espaço para armazenar organize-se para ir mais do que uma vez ao mercado ou à secção das frutas e vegetais.

vegetais no frigorifico.jpg

 


Traga sempre consigo snacks saudáveis. Um punhado de nozes ou amêndoas e iogurte grego natural, é leve o suficiente para trazer consigo ao longo do dia. Pode também trazer um pequeno pacote de bolachas integrais embora tenha atenção que todas as bolachas mesmo as de dieta têm gordura.

FrutosSecos.jpg

 


Arranje um parceiro para fazer exercício físico. O facto de ter alguém que lhe estimule a ir ao ginásio, fazer uma caminhada, correr ou andar de bicicleta é um grande incentivo para lhe fazer sair do sofá e organizar o seu tempo em função do exercício. É um compromisso que faz consigo e com outra pessoa, capaz de lhe fazer levantar do sofá mesmo quando se sente sem energia.

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Aprenda a preparar algumas comidas fáceis de preparar e saudáveis. Caso tenha televisão por cabo, não faltam programas nos canais de cozinha dedicados a comer de forma saudável. Se não tiver televisão por cabo, basta fazer uma pesquisa no youtube. Ao fim de algum tempo já vai fazer comida saudável muito mais rapidamente e com o seu toque pessoal.

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Mantenha o material de ginásio pronto a usar à porta de casa ou no seu carro. Quantas vezes deu por si a procurar os calções ou as sapatilhas, quando está atrasado para uma aula no ginásio acabando por faltar ao ginásio? O facto de estar tudo pronto vai-lhe permitir chegar a horas às suas sessões, motivando-o inconscientemente, pois sabe que o material está pronto a usar.

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Motive-se. definir pequenos objectivos ou oferecer um pequeno fitness tracker como o fitbit surge ou outro é uma forma de se motivar. Caso opte por se motivar comprando um fitness tracker não se esqueça que esses aparelhos por si só não fazem perder peso.

 

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