Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Saúde e Vida

Blog dedicado a notícias e conselhos sobre saúde, doenças e uma vida saudável!

Saúde e Vida

Blog dedicado a notícias e conselhos sobre saúde, doenças e uma vida saudável!

Apanhar pouco sol aumenta risco de cancro

 

                                                 

Se apanhar muito sol aumenta o risco de cancro e apanhar pouco sol também aumenta o risco de contrair cancro. Um grupo de investigadores efectuou um estudo onde examinaram a vida de 90 000 dinamarqueses, onde periodicamente efectuaram análises ao sangue e avaliaram o estilo de vida e dieta.


Os que possuíam uma menor percentagem de vitamina D (que é produzida pelo contacto do sol com a pele e dieta), possuíam 40% mais de probabilidades de contrair cancro. Apesar de ainda não existir um consenso quantidade de sol em contacto com a pele necessária para sintetizar vitamina D, é de cerca 30 minutos em países como a Inglaterra e de 15 a 20 minutos países com mais sol, como Portugal. O protector solar, apesar de proteger contra o cancro também diminui a produção de vitamina D


Estudos anteriores estabelecem relações entre doses baixas de vitamina D com aumento de taxas de mortalidade.É um facto que a deficiência de vitamina D possa ser um excelente marcador de estilos de vida menos saudáveis.


Pela primeira vez os investigadores provaram que a deficiência de vitamina D está na causa do aumento de taxas de mortalidade. Das pessoas estudadas com deficiência de vitamina D, 30% tinham probabilidade de morrer comparativamente às que tinha níveis adequados de vitamina D no plasma. Esse risco aumenta para 40% relativamente a contrair cancros, sugerindo que a vitamina D possui um factor protector, prevenindo o crescimento tumoral.


Existem alimentos mais ricos do que outros em vitamina D. Por ordem decrescente temos a sardinha fresca, salmão, sardinha enlatada, atum fresco e carapau. Provavelmente há quem se lembre do famoso óleo de fígado de bacalhau que se bebia à colher e que sempre que era suposto ser bebido era um autentico filme de terror.

 

 

Fontes: British Medical Journal via The Telegraph, Visão.pt

Foto: Visão.pt

Pesquisar

 

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D