Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Saúde e Vida

Blog dedicado a notícias e conselhos sobre saúde, doenças e uma vida saudável!

Saúde e Vida

Blog dedicado a notícias e conselhos sobre saúde, doenças e uma vida saudável!

Como sobreviver a gripes e constipações

De acordo com o CDC, um adulto durante período de 1 ano, tem a possibilidade de contrair três constipações. Se decidir não imunizar-se com a vacina da gripe, existe a mesma probabilidade de contrair uma gripe.

 

Apesar das probabilidades de se apanhar umas destas doenças serem grandes, existem várias formas de ajudar a prevenir, ou acelerar o tempo de cura.

 

iogurte.jpgSegundo a Dra. Holly Philips ( autora do livro The Exhaustion Breakthrough ) as pessoas que consomem alimentos probióticos como o iogurte o Kefir ou o Kimchi, tem mais probabilidades de melhorar o seu sistema imunitário. O seu sistema imunitário melhora numa percentagem que pode chegar aos 12 porcento. Agora já não há desculpa para não comer um iogurte ao lanche.

gripe-abra-uma-janela.jpg

Um dos mitos que é importante desmistificar, é o de que o frio do inverno coloca as pessoas doentes. Na verdade, é de extrema importancia manter o espaço onde se está arejado.

Durante a época de mais frio, é comum as pessoas juntarem em edificios quentes e pouco arejados. Na prática, apesar da sensação de conforto, está-se a potenciar o contágio.

Ao não arejar o local onde nos encontramos estamos a favorecer o contágio dos vírus da gripe e constipações por via aérea.

Portanto já sabe...abra uma janela sempre que possível!

gripe-cogumelos-shitake.jpg

 

Nada como prevenir uma doença à mesa, ingerindo comidas que turbinam o seu sistema imunitário. Segundo uma pesquisa publicada no Journal of the American College of Nutrition, as pessoas que ingeriram diáriamente cogumelos shitake, apresentaram um aumento de células T e diminuição de sinais inflamatórios.

 

 

gripe-espirro.jpg

Apesar de se correr o risco de parecer mal educado, uma das melhores formas de se proteger é afstar-se de pessoas com tosse, ou que estão constantemente a espirrar.

Apesar de ser uma forma que o nosso organismo encontrou para limpar as vias respiratórias, um espirro e atosse são uma das melhores maneiras de se apanhar uma gripe ou constipação. Em média, o ar projectado quando se espirra, sai a uma velocidade de 150 km/h podendo projectar goticulas até 3 metros ou mais.

Mais grave...caso não se tape a boca, há a formação de aerossois carregados de vírus, que podem viajar pelos sistemas de ventilação, infectando quem encontrarem pelo caminho que não seja imune.

Mais importante que tudo, afaste-se pessoas doentes, e se tiver de tossir ou espirrar, cubra a boca com o braço.

gripe-maos-boca.jpg

 

Evite tocar na boca! Uma pessoa normal toca em média na boca e no nariz três vezes em cada hora. O grande problema deste hábito é que cada pessoa o faz inconsciente, levando os vírus à boca, infetando-se após tocar com as mãos em superficies infectadas. Uma forma de o evitar, é apoiar as mão quando não estiverem a ser usadas.

gripe-durma-bem.jpg

O sono é umas das actividades da nossa vida que muitas das vezes relevamos para segundo plano. Com implicações na nossa saúde mental e física, o sono não só ajuda a restaurar o organismo depois de um dia de trabalho, como também desempenha um papel importante na manutenção do sistema imunitário. Na prática, quem dorme menos de 7 horas por dia corre o risco de adoecer com mais frequencia. Por isso...durma pela sua saúde!

gripe-lavar-nariz.jpg

 

Manter o nariz limpo e desentupido é umas formas mais simples de diminuir a carga viral, antes que os vírus infectem o seu corpo. Através de pequenos hábitos como lavar o nariz com água corrente ou salgada, respirar vapores de água salgada ou soro fisiológico recorrendo a Nebulizadores estamos não só a cuidar da nossa higiene nasal, como também a proteger a nossa saúde e dos que nos rodeiam.

gripe-bebe-agua.jpg

 

A ingestão de líquidos, desempenha um papel bastante importante na manutenção da saúde e prevenção da doença, ou não fosse o nosso organismo composto por cerca de 65% de água. De forma a expulsar os germes do organismo, o corpo humano produz muco.

A ingestão de líquidos faz com que o muco diminua a sua viscosidade, tornando mais fácil a sua expulsão e acelerando a cura. O bom da questão, é que os líquidos podem ser ingeridos na forma de água, chás ou sumos de fruta que reforçam o sistema imunitário. 

Adicionar mel ao chá é juntar mais uma arma no combate aos vírus, visto o chá ter um efeito anti septico e anti bacteriano, com a vantagem de adocicar o nosso dia.

gripe-comer gelado.jpg

 

Ao contrário do que se idealiza, estar doente não é sinónimo de não poder coisas boas, antes pelo contrário, se estiver com a garganta dorida e inflamada de tanto tossir, é uma excelente altura para comer um gelado ou alimentos frios. O frio é um anti inflamatório por excelencia. Coma um gelado, mas não abuse!

 

Agora já se sabe, se apanhar uma gripe ou constipação, relaxe que não é o fim do mundo...embora por vezes possa parecer!

Pesquisar

 

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D