Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Saúde e Vida

Blog dedicado a notícias e conselhos sobre saúde, doenças e uma vida saudável!

Saúde e Vida

Blog dedicado a notícias e conselhos sobre saúde, doenças e uma vida saudável!

Lentes de contacto: como evitar infecções oculares

 

Milhares de portugueses usam lentes de contacto. Infelizmente muitos cometem erros no seu uso que acabam levando-os ao médico, quando tal poderia ser evitado. Usar as lentes por muito tempo, não limpá-las adequadamente  faz com que haja muitos casos de infecções oculares. Estas infecções são conhecidas como ceratite ou queratite é uma infecção da córnea, a cúpula transparente que cobre a parte colorida do olho. A ceratite pode causar dor e inflamação e em casos graves a cegueira.

As lentes de contato oferecem muitos benefícios, mas não são livres de risco. Com alguns cuidados a ceratite é evitável, basta ter hábitos saudáveis e cuidar dos seus olhos e das suas lentes.

Alguns maus hábitos, como dormir com as lentes de contacto, deixando de limpar e substituir solução para lentes com frequência, deixar as lentes de contato molharem-se ao nadar ou no duche, aumenta muito o risco.

Se ceratite não for tratada com rapidez e eficácia, provoca cicatrizes na córnea, o que interfere com a visão. E se não for tratada, pode perfurar a córnea e no pior dos casos, a visão pode ser perdida. O reconhecimento e tratamento imediato é essencial. Os doentes estão quase sempre cientes do problema, uma vez que este provoca dor significativa e visão turva.

Práticas limpeza deficientes podem causar a contaminação das lentes de contato e aumentar drasticamente o risco de ceratite, no entanto, esse risco pode ser minimizado. Nunca manter as lentes de contato nos olhos durante a noite e muito cuidado com as técnicas de limpeza e armazenamento.

Para evitar ceratite recomenda-se:

     -Lavar as mãos com água e sabão antes de tocar as lentes de contato,
     -Remover as lentes de contacto antes de dormir, tomar banho ou nadar,
     -Esfregar e enxaguar contatos em solução desinfetante depois de retirar dos olhos,
    - Esfregar e enxaguar a caixa das lentes de contatos com a solução para lentes de contato,  secando virada para baixo com as tampas abertas,
     -Substituir caixas de lente, pelo menos a cada três meses.

Afinal parece fácil, basta criar o hábito!

Pesquisar

 

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D