Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Saúde e Vida

Blog dedicado a notícias e conselhos sobre saúde, doenças e uma vida saudável!

Saúde e Vida

Blog dedicado a notícias e conselhos sobre saúde, doenças e uma vida saudável!

Novo tipo de seringa pode ajudar a salvar pessoas com ferimentos de bala

seringa-de-esponja.jpg

 

Um novo tipo de seringa pode mudar completamente a abordagem de uma vitima com ferimentos de bala. A seringa de nome Xstat 30, desenvolvida por uma startup do Oregon (RevMedx) possui a capacidade de injectar pequenas esponjas na cavidade de um ferimento de bala.

Qualquer socorrista, ao responder a uma chamada de emergência, ao encontrar um individuo baleado, irá agir de forma a diminuir perdas de sangue até conseguir entregar a vítima num serviço de emergência, para posteriormente ser operada.

O que anteriormente era feito de forma rudimentar, aplicando compressas e exercendo pressão na ferida, pode ser feito agora com aplicação de esponjas hemostáticas, colocadas através de uma seringa especialmente desenvolvida para esse efeito.

A Xstat 30 foi desenvolvida de modo a ser estéril e biocompativel. Curiosamente esta seringa foi fabricada recorrendo a polpa de madeira, chitosan e casca de ameijoas, com capacidades hemostáticas, anti fungicas e anti bacterianas.

Segundo o Instituto de Invesitigação Cirurgica do Exército dos Estados Unidos, cerca de 30 a 40% das mortes provocadas por ferimentos de bala, devem-se a hemorragias. Este provavelmente é um produto que pode marcar a diferença neste tipo de ferimentos.

Infelizmente este produto não é perfeito e tem as suas limitações. A quantidade de esponjas depende sempre do tamanho da ferida e deve ser usado principalmente em zonas onde não é possível aplicar um torniquete.

 

Pesquisar

 

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D